terça-feira, 28 de outubro de 2008

PLUTÃO, O PLANETA ANÃO

E falei de Plutão, o até há poucos anos nono planeta do Sistema Solar.
Devido a alguns factores, que resumidamente vou relatar, mudou de categoria.

Primeiro, Plutão tem uma órbita muito excêntrica. E o que é a excentricidade de uma órbita? É o ângulo que ela faz relativamente à órbita "de referência", a da Terra. No caso da imagem que aqui coloco, a comparação é feita com a órbita de Neptuno, que é próxima da da Terra. A órbita de Neptuno é a que está inserida no plano horizontal, a de Plutão está no plano oblíquo. A excentricidade da sua órbita é de aproximadamente 17º, tal como está indicado na imagem, e esse valor é extraordinariamente elevado, já que esse ângulo é muitíssimo mais reduzido no caso dos outros planetas. Cá vai outra imagem exemplificativa:Plutão tem um satélite natural (Caronte) com uma dimensão muito próxima da sua, de tal forma que se fala no par Plutão-Caronte. Giram um em torno do outro porque as suas massas não são tão diferentes assim, ao contrário dos outros planetas do Sistema Solar, que são muito maiores que as suas luas, e não sentem tanto os efeitos da sua gravidade. Nix e Hydra são outras luas, bem mais pequenas que Plutão.



Existem outros corpos de dimensões semelhantes às de Plutão, que foram descobertos mais recentemente, e que também conduziram à sua "despromoção". Isso será motivo de conversa noutro dia.

Há ainda outro facto diferente em Plutão. A sua órbita cruza com a de Neptuno durante alguns anos (dos 248 anos que demora a sua translação, 20 são passados mais próximos do Sol que Neptuno). Esta imagem é elucidativa:


Podemos ainda ver que a sua órbita é mais elíptica e menos circular que a dos outros planetas.

Plutão pode ter "descido de categoria", mas ninguém duvida que é muitíssimo especial...

Sem comentários: