quinta-feira, 21 de maio de 2009

COMO ENCONTRAR OS PLANETAS?

No seguimento do post anterior, em que aparecem uma data de Corpos Celestes, Estrelas e Planetas, dou hoje umas dicas a quem porventura ler isto e se interessar por encontrá-los a olho nu. Depois esclareço quaisquer dúvidas.

MERCÚRIO
É muito difícil de se ver por estar sempre muito perto do Sol, mas esporadicamente acontece. Quando souber de alguma boa oportunidade para se ver deixo aqui.

MARTE
Nesta altura do ano, surge no nosso céu muito pela manhã e não é fácil de ver. Há 2 anos era facilmente detectável pois estava na constelação de Touro e era um ponto vermelho parecido com uma Estrela, mas não-cintilante e avermelhado. Tal como Mercúrio, quando se tornar facilmente observável a olho nu, aviso.

VÉNUS
Por estes dias, surge no nosso céu por volta das 5h ou 6h da manhã, muito a Este. Não são horas decentes, mas para quem estiver acordado, é espectáculo garantido. É impossível de confundir, só Júpiter brilhará tão intensamente. Vénus é a Jóia do Céu por algum motivo...

TERRA
Por enquanto ainda se vê bem do Espaço, mas à velocidade com que a estamos a destruir, qualquer dia passa a ser um ponto cinzento em vez de azul. Pensem nisto.

NEPTUNO
Esqueçam, se não tiverem telescópio.

SATURNO
O mais fácil de distinguir a horas normais. Lá para as 21h/22h deve olhar-se para Sul e procurar uma imagem semelhante a esta no Céu:
Será uma constelação grande, que ocupará grande área no Céu. As Estrelas que formam o "dorso" do Leão, as 4 ou 5 que fazem uma espécie de semi-círculo, são as mais visíveis. Saturno será o ponto mais ou menos localizado no ponto amarelo aqui da imagem. Ao vivo é mais fácil de explicar... Mas primeiro é procurar a constelação. Ver Saturno é outro passo.

JÚPITER
Imperdível para quem se deita tarde por esta altura. Por volta das 3h ou 4h já reina no Céu! Brilha mais que uma Estrela, muitas vezes pode ser confundido com um avião. A essa hora surge a Este.

Sem comentários: