sexta-feira, 8 de maio de 2009

O VERÃO ESTÁ A CHEGAR

Apesar das noites não estarem ainda a ser típicas noites de Verão, os indícios de ele estar a chegar começam a ver-se.

Aqui há tempos, numa conversa, eu disse que tinha um péssimo sentido de orientação pelas estradas, mas se olhasse para o céu e ele estivesse limpo saberia sempre em que direcção caminhar e em que altura do ano estava. Claro que se riram de mim, não sei se de gozo ou de espanto, mas o que eu disse é verdade.

Ontem à noite ia a passar junto ao Centro Multimeios de Espinho (aquele sítio é tão bom, que até junto dele se têm visões maravilhosas), e olhei para Este. Visão maravilhosa, todo o Triângulo de Verão ali, imponente, a olhar para mim. Disponível para quem quisesse olhar para Ele. À espera de quem quisesse olhar para Ele.
Vega, a primeira Estrela a aparecer no fim do Inverno. Deneb, um pouquinho mais a Norte. E Altair, a teimosa que demora sempre mais que as outras, mas que nem por isso respeito menos.

Olhei para o relógio. Marcava 1h24 da madrugada. Fiquei contente porque já consigo ver uma das mais belas figuras do céu nocturno no seu esplendor (quase) todas as noites, mas triste porque perco aquela magia de procurar, até há umas semanas Deneb, e nos últimos tempos Altair, quando venho passear os cães mais tarde que o normal.

Mas vi que o Verão está a chegar, e isso é bom.

Ao contrário do que se costuma fazer, olhar para o calendário e procurar as Estrelas consoante o que ele nos diz, proponho que se olhe para as Estrelas e se saiba o que se vai ver posteriormente no calendário...

Sem comentários: