segunda-feira, 6 de julho de 2009

ASTRONOMIA NAS BANDEIRAS - Cruzeiro do Sul

Claro que o ponto comum às bandeiras colocadas no ponto anterior era a constelação do Cruzeiro do Sul. As suas representações podem variar de bandeira para bandeira, como no número de pontas nas Estrelas, por exemplo, mas todas se referem a esta magnífica constelação.
A imagem seguinte dá-nos o nome das 5 Estrelas mais brilhantes, as representadas nas bandeiras. Prometo fazer um post sobre isso num futuro próximo.

A foto seguinte é uma imagem real. Vê-se claramente o Cruzeiro do Sul e 2 Estrelas mais brilhantes à sua "esquerda", Alfa e Beta Centauri.

2 comentários:

Nádia disse...

Bem me parecia que estava certa! :)

Já agora esclarece-me uma coisa.. Esta constelação só é visível mais a sul, certo? Não a conseguimos ver no "nosso céu", pois não?

Carlos Capela disse...

Esta constelação só é visível do Hemisfério Sul, sim. Não sei se zonas mais próximas do Equador, ainda no Hemisfério Norte, a poderão ver, mas se conseguirem será sempre muito baixo no horizonte.
O Cruzeiro do Sul fica muito próxima do Centauro, mais para "baixo" no nosso campo visual. Nós só conseguimos ver parte do Centauro. Alfa e Beta Centauri já ficam fora dos nossos olhos Portugueses...