terça-feira, 26 de janeiro de 2010

OBJECTOS DÚBIOS DE MESSIER

Messier chamou à sua lista "Catálogo de Nebulosas e Aglomerados de Estrelas", mas sabemos que algumas nebulosas são galáxias. Contudo, existem três objectos que não se enquadram em nenhuma destas denominações.

Há vozes que dizem que estes objectos não existem ou são de veracidade duvidosa, mas são objectos reais. Messier fez uma descrição correcta, apesar de estes objectos não poderem ser classificados de Deep Sky Objects. Se M40 e M73 são Estrelas múltiplas (ou asterismos), M24 será, talvez, mais uma "janela no pó" que obscurece a Via Láctea, ou uma parcela maior de um braço espiral.

Individualmente:

  1. M24 é uma nuvem de Estrelas da Via Láctea que contém um enxame aberto de 11ª magnitude (NGC 6603). A New Galaxy Catalog denomina este enxame erradamente de M24 apesar de Messier, sem dúvida, ter descrito a nuvem de Estrelas.
  2. M40 é uma Estrela dupla que Messier encontrou e mediu, ao procurar em vão por uma nebulosa inexistente relatada pelo observador do século XVII Jan Hevelius. Porque Messier tinha as suas coordenadas, M40 faz parte do catálogo.
  3. M73 É um grupo de quatro estrelas de magnitude 10 a 12, que Messier mediu na mesma época em que determinou a posição de M72.
Hoje olhei para o Céu e não me identifiquei. O Céu não tinha nuvens... Mas foi só hoje...

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.