segunda-feira, 23 de maio de 2011

OS 7 SENTIDOS NA ASTRONOMIA - Visão

E começo pelo óbvio... claro que uma noite de observação traz implícita a necessidade (ou obrigatoriedade...) de ver coisas, novas ou não, e contemplar a beleza que o Céu nos exibe, descarada mas humildemente, bem diante dos nossos olhos.
Dante dizia:

"Os céus giram sobre ti mostrando-te as suas eternas glórias, mas os teus olhos limitam-se a fitar o chão."

É um desperdício não olhar para cima, para todos os mundos que se sobrepõem a nós e nos fazem perceber quão pequenos somos. O nosso lugar no Universo é verdadeiramente pequeno, mínimo, ínfimo, e basta Olhar o Céu Nocturno para o percebermos. São tantas as Estrelas a iluminar tantos mundos... São Galáxias tão distantes que chegam aos nossos olhos e nos deslumbram com tanta imponência... Enfim, tudo nos mostra a infinidade de Vida que, com certeza, brota por todo o lado e que alguns de nós, Homens, egocentricamente recusamos a aceitar. Somos apenas um ponto. E se não o vemos quando vemos o Céu, então nada vemos à nossa frente...

Só recomendo aos outros aquilo que eu próprio faço. Olhem o Céu. Deixem que a escuridão se apodere de vós, deixem que o breu da noite vos envolva sem receios. Olhem para cima e permitam que todos aqueles infinitos Pontos de Luz vos fulminem os olhos e vos sorvam o espírito. A Astronomia não é uma só uma Ciência que deva ser encarada pelo lado estritamente Físico da questão. Merece ser sentida.
E o primeiro passo é aprender a contemplá-la. Aprender a percebê-la... Quem estiver a iniciar-se na Astronomia, antes de pensar em arranjar um bom telescópio ou uns bons binóculos, deve aprender a usar o que de mais seu pode ter: a visão. 

Sem comentários: