domingo, 24 de julho de 2011

AS 7 MARAVILHAS DA ASTRONOMIA - Sistema Solar - 2

Continua a eleição em:

Hoje deixo aqui no blogue a descrição de cada um dos elementos sujeitos a votação.

1) Sol
Dispensa comentários. É a nossa estrela e a nossa fonte de vida. Tem mais actividade do que a maioria de nós pensa.Representa 99,86% da massa do Sistema Solar e é 1 300 000 vezes maior que a Terra.


2) Fases de Vénus
Galileu descobriu as fases de Vénus no século XVII. Tal como a Lua, a forma como vemos Vénus depende do seu posicionamento em relação ao Sol.


3) Aurora Boreal
Resultado da ionização das partículas enviadas pelo Sol ao colidir com a atmosfera terrestre, estes efeitos são sentidos nas regiões polares. Quando ocorrem no Sul, são chamadas de Aurora Austral.


4) Valles Marineris
A superfície de Marte não é lisa. Tem o seu próprio Grand Canyon, com mais de 4 000 km de comprimento, 200 km de largura e chega a atingir 7 km de profundidade.


5) Cintura de Asteróides
Esta imagem é uma representação, mas não deverá ser muito diferente da realidade. A cintura de asteróides situa-se entre Marte e Júpiter. Consta que é o resultado da formação de um planeta... que não chegou a sê-lo.


6) Grande Mancha Vermelha
Esta foto foi tirada pela Voyager 1, em 1979, aquando da sua passagem por Júpiter. Tem uma estrutura permanente, um comprimento de cerca de 25 000 km e uma profundidade vertical de cerca de 12 000 km, equivalente ao diâmetro da Terra...


7) Io
Lua de Júpiter. É o corpo mais activo do Sistema Solar. Os seus vulcões são mais quentes que os da Terra, e tem fluxos de lava superiores a 500 km. É o que há de mais aproximado ao conceito de inferno, no Sistema Solar.


8) Anéis de Saturno
São rastos de gelo, poeiras e materiais rochosos. Podem ter dimensões de centenas de milhares de quilómetros, mas têm apenas 1,5 km de espessura. São a imagem de marca de Saturno, que inicialmente foi baptizado por Galileu de "Planeta com Orelhas", por não ter definição suficiente nas primeiras imagens obtidas com o telescópio.


9) Enceladus
Lua gelada de Saturno. O gelo novo e limpo que domina a superfície, torna esta lua como o corpo de maior albedo (brilho reflectido) do Sistema Solar. Foram descobertas evidências de um oceano subterrâneo em Enceladus. Tem uma temperatura de -198º C, porque reflecte quase toda a luz que recebe do Sol.


10) Jápeto
Tem uma crista no seu equador de origem desconhecida, com comprimento de cerca 1 300 km e 20 km de altitude. Um dos hemisférios é brilhante e tem grande albedo, enquanto que o outro é extremamente escuro e difícil de estudar.


11) Úrano
Tem um leve sistema de anéis, de composição semelhante aos de Saturno, mas em muito menor escala. Efectua rotação sobre o seu eixo de translação, ao contrário de todos os outros planetas do Sistema Solar.


12) Neptuno
Tem os ventos mais fortes do Sistema Solar, que podem atingir os 2 100 km/h, prova de uma atmosfera muito activa. Também por isso, possui uma grande mancha tal como Júpiter, mas azul, devido à composição da sua atmosfera.


13) Cometa Halley
Podia ser um qualquer cometa, mas este é o mais simbólico. Descoberto em 1696, visita-nos a cada 76 anos, o que faz com que só o possamos ver, em média, uma vez na vida. Tem agora cerca de 11 km de diâmetro e dentro de 300 000 anos... desaparece.


14) Nuvem de Oort
Esta imagem é uma representação. Representa uma hipotética região povoada de cometas localizada a 50 000 vezes a distância que nos separa do Sol. Define o limite gravitacional provocado pelo Sol.

Sem comentários: