segunda-feira, 26 de março de 2012

ULTRAPASSAGEM CÓSMICA

Alguém já reparou em Vénus e em Júpiter ultimamente? Para quem não sabe, são aqueles dois pontos extremamente brilhantes que vemos nos nossos céus Portugueses ao fim da tarde ou início da noite.

Esta imagem de cima foi tirada nos EUA, mas é como se fosse em Portugal, porque a latitude é semelhante, mas esse detalhe fica como tema para outro post.

Há umas semanas, Vénus (sempre o mais brilhante) aparecia mais baixo no horizonte...
Júpiter estava a aproximar-se, há poucos dias esteve "lado a lado", segundo aquilo que os nossos olhos viam.
Agora é claro que Júpiter está mais baixo no horizonte, e todos os dias a diferença aumenta um bocadinho...

O que é que está a acontecer? Estes dois Corpos Celestes têm alguma coisa em comum?

Pois bem, o que está a acontecer é uma "ultrapassagem cósmica"... sim, fui eu que batizei assim o acontecimento. :)
Explico de seguida, com recurso a imagens, para que seja mais claro.


A imagem de cima representa, obviamente, o Sistema Solar visto "meio de topo". As circunferências concêntricas são as órbitas de cada um dos Planetas em torno do Sol.
Se imaginarmos que estamos a ver o Sistema Solar "de perfil", essas circunferências irão parecer-nos uma linha, uma vez que a inclinação da órbita de todos os Planetas é muito semelhante (esta foi uma das razões da "despromoção" de Plutão na sua classificação).

Essa linha chama-se Linha de Eclítica e marca a órbita dos Planetas. Se olharmos para o Céu, vemos que estes fazem sempre a mesma trajetória e se deslocam sempre sobre a mesma linha. Um software de Astronomia assinalará a linha de eclítica da seguinte forma:


Sem entrar em dados "numéricos", que pouca importância teriam para a compreensão deste fenómeno, o que vemos é uma "ultrapassagem" de Júpiter em relação a Vénus.

Podemos comparar o que vemos ao trânsito numa autoestrada com várias faixas.
Imaginemos que vamos na faixa da direita.
A ultrapassar-nos está um carro que viaja a 100 km/h, mas numa faixa mais interior, há outro veículo a circular a 140 km/h.
Se olharmos pelo retrovisor, vemos o veículo mais rápido a aproximar-se, a ultrapassar o nosso carro e o outro que circula a 100 km/h, e depois a afastar-se gradualmente...

Penso que esta analogia facilita a compreensão.

2 comentários:

Tiago Rebelo disse...

É realmente fantástico saber que Vénus e Júpiter estão no nosso campo de visão. Lembro-me que há uma mão cheia de anos estas coisas não se sabiam com tanta facilidade, a não ser que comprássemos aquelas revistas de astronomia ou aquelas revistas do hóroscopo, que sem desprestigiá-las não faziam parte do meu interesse... É curioso que a minha avó na semana passada chamou-me depropósito para as ver no céu, a minha mãe também já tinha visto e acredito que qualquer pessoa que olhe para o céu à noite não fique indiferente :)

Carlos Capela disse...

Mas a piada é que as pessoas diziam sempre "olha aquelas estrelas!" e não o são...
Quando eu era puto, a minha mãe dizia-me que devia ser algum balão meteorológico que brilhava muito ou uma estrela qualquer.

Afinal era a Astronomia a chamar por mim...