terça-feira, 8 de maio de 2012

CALENDÁRIO CÓSMICO - 1

Por vezes temos a ideia de que o mundo sempre cá esteve, e que o Universo é intemporal. Não é.
Por vezes temos a ideia de que o Homem foi o primeiro ser a habitar o planeta, e por isso o domina. Não foi.
Por vezes temos a ideia de que temos mais direitos que os outros animais. Não temos.

Sem querer entrar em questões puramente filosóficas, hoje e no(s) próximo(s) post(s) vou falar um pouco de algo que, juntamente com outros fatores, serve de base real para as minhas afirmações de cima, o calendário cósmico de Carl Sagan.

Quem me conhece, sabe que Carl Sagan é uma inspiração para mim. Pelo brilhantismo da sua escrita e pela abrangência dos seus conhecimentos, pela disponibilidade de ensinar os outros e pela qualidade com que o faz, Sagan é o Sr. Ciência, um título que lhe atribuí e gosto de usar.
Não afirma nada que não justifique, não lança dúvidas sem dizer o porquê, não especula sem prevenir primeiro que o vai fazer. Isto é ser professor e cientista.

Pois bem, para melhor explicar o lugar do Homem no contexto geral da Vida, e para uma melhor visualização da história da Vida, do Planeta Terra e do próprio Universo, Sagan criou um calendário cósmico, cujas 0h do dia 1 de janeiro equivalem ao momento do Big Bang, e as 24h do dia 31 de dezembro equivalem, basicamente, a hoje...
Nessa escala que, como vou mostrar, nos dá uma perspetiva absolutamente diferente da nossa pequenez no contexto da Vida na Terra e da própria Terra, os 15 mil milhões de anos que passaram desde o Big Bang são comprimidos de tal forma que:
  • 1000 milhões de anos "reais" representam 24 dias deste "ano cósmico";
  • 475 anos "reais" representam 1 segundo do "ano cósmico".
Não é muito difícil de compreender a comparação, penso, mas se porventura algum leitor não compreender, por favor diga, que tratarei de tentar explicar melhor.
De qualquer forma, penso que os próximos posts trarão factos e exemplos bastante ilustrativos.

Também no "Cosmos" Sagan aborda este tema, mas no livro que estou correntemente a ler, "Os Dragões do Éden", o Sr. Ciência divide a sua explicação do calendário cósmico em 3 partes:
  • Datas anteriores a dezembro;
  • Mês de dezembro;
  • Dia 31 de dezembro.
Uma vez mais, a explicação do porquê desta divisão ficará clara no(s) próximo(s) post(s).

Não vou adiantar mais por hoje. Deixo apenas a dica para aqueles que ficaram curiosos (espero que muitos) seguirem este blogue nos próximos dias e até que participem porque, muito sinceramente, acho este tema muito interessante.

Sem comentários: