quinta-feira, 24 de maio de 2012

CALENDÁRIO CÓSMICO - 4

Continuando no tema dos últimos posts, a compressão da idade do Universo para caber num único ano...
Recordo que o objetivo desta análise é o de dar uma melhor perspetiva da evolução da Vida e do Universo, comparando distâncias temporais relativas.

No último post, estive a analisar aproximadamente meio do mês de dezembro. Trato hoje de analisar a outra metade, deixando os detalhes do dia 31 para outro dia.

O que diz o calendário cósmico de Carl Sagan?
  • Dia 20: período silúrico. Primeiras plantas vasculares. As plantas começam a colonização da Terra
  • Dia 21: período devónico. Primeiros insetos. Os animais começam a colonização da Terra
Faço aqui o meu primeiro comentário deste post.
O silúrico foi um período que terminou há 416 milhões de anos. Nesta altura já havia plantas E NÃO HAVIA HOMENS. O Planeta estava povoado de uma planta chamada Cooksonia (que a seguir mostro numa reconstituição) e NÃO HAVIA UM ÚNICO HOMEM.


O devónico sucedeu ao silúrico e terminou há 359 milhões de anos. Nesta altura já havia animais E NÃO HAVIA HOMENS. A Terra ainda tinha apenas 3 continentes, pois a Pangeia (continente único que, ao dividir-se, formou os que agora conhecemos) ainda estava em fase de formação, e já havia tubarões primitivos no topo da cadeia alimentar. NÃO HAVIA UM ÚNICO HOMEM.

Mais uma vez eu digo: com que moral achamos que o Planeta é nosso, quando foram os animais e as plantas que nos receberam na casa que já era deles?

Continuando:
  • Dia 22: primeiros anfíbios. Primeiros insetos alados
  • Dia 23: período carbonífero. Primeiras árvores. Primeiros répteis
  • Dia 24: início do período pérmico. Primeiros dinossauros
  • Dia 25: fim da era paleozoica. Início da era mesozoica
Ok, estamos no "dia de Natal cósmico". Não interrompo aqui para dar um presente a ninguém.
Por esta altura, há 245 milhões de anos (ou há 6 dias, dependendo da visão de cada um...), ainda não tínhamos continentes formados. Houve uma extinção em massa em cerca de 95% da vida na Terra, por causas não conhecidas. Há quem afirme que foi devido a alterações climáticas bruscas, há quem afirme que foi devido a um meteoro que colidiu com a Terra. De qualquer das formas, as trilobites, de que falei no post anterior, desapareceram na chamada Extinção Permo-Triássica, bem como muitas outras espécies.
  • Dia 26: período triássico. Primeiros mamíferos
  • Dia 27: período jurássico. Primeiras aves
  • Dia 28: período cretácico. Primeiras flores. Extinção dos dinossauros
É possível que alguns dinossauros tenham tido a bênção de ver a beleza das flores, mas muitos não devem ter existido a tempo de as contemplar.


Pensemos agora de outra forma. Os dinossauros extinguiram-se há 65 milhões de anos, muito provavelmente devido ao impacto de um meteoro com a Terra (na zona do México), que provocou efeitos cataclísmicos de tal ordem violentos, que grande parte da Vida foi varrida da Terra. Mas voltando aos 65 milhões. Parece muito tempo, e é muito tempo. Mas na história do Universo não representa nem 1% que decorreu entretanto...
Vistas as coisas deste ponto de vista, os dinossauros não foram nossos contemporâneos, é certo, mas faltou pouco!
  • Dia 29: fim da era mesozoica. Início da era cenozoica e do período terciário. Primeiros cetáceos. Primeiros primatas.
Só agora surgem os nossos antepassados primatas...
  • Dia 30: princípio da evolução dos lobos frontais nos cérebros dos primatas. Primeiros hominídeos. Mamíferos gigantes
Só agora (ontem?) se começa a desenvolver o cérebro com a forma que hoje conhecemos e temos.
Mas é preciso lembrar que hominídeos não significa homens. Os hominídeos eram o "Homem primordial" e a evolução deu-se por vários estágios, um dos quais o Australopithecus Africanus, que mostro em representação a seguir.


A forma dos nossos antepassados ainda faz lembrar muito mais um primata do que um Homem (ainda que haja homens muito parecidos com primatas, principalmente no comportamento...).
Estes australopitecos foram primeiro detetados na África do Sul (daí o prefixo australo, que indica "sul"), mas recentemente foram descobertos fosseis no Chade.

Mas, é claro, o Homem tem de surgir, até porque já não falta muito tempo no calendário cósmico...
  • Dia 31: fim do período pliocénico. Período quaternário (plistocénico e holocénico). Primeiros seres humanos
O ser humano desenvolve-se maioritariamente no plistocénico, a par com os mamutes e os tigres dente-de-sabre, por exemplo. Este período teve início há 1 milhão e 806 mil anos e terminou há cerca de 11500 anos, o que nos permite visualizar melhor a escala de tempo.
O holocénico é o nosso tempo atual, que começou com a última era glaciar (Idade do Gelo).

Penso que este é um bom momento para terminar este post.
No próximo, irei entrar nos detalhes do último dia do ano cósmico.

Sem comentários: