segunda-feira, 28 de maio de 2012

CALENDÁRIO CÓSMICO - 5

Tenho vindo a falar do Calendário Cósmico apresentado por Carl Sagan, que é uma forma de ver o tempo a uma escala mais compreensível ao Homem comum. Recomendo a leitura dos anteriores 4 posts para quem ainda não leu, antes de ler este.

E é precisamente no Homem que é centrado o post de hoje, ou não fossem os tempos recentes os tempos do reinado do Homem, com tudo o que isso acarreta de bom e de mau. Falo das conquistas, da evolução humana e dos progressos (?) entretanto atingidos.

O dia 31 de dezembro do calendário cósmico resume os últimos 41 milhões de anos de História da Terra. Parece muito tempo, mas lá está... a Astronomia é uma Ciência de escalas, e se compararmos estes 41 milhões de anos com os 15 mil milhões que decorreram desde o Big Bang, vemos que 41 milhões são menos que 0,3%. Elucidativo? Eu acho...

Antes de descrever os acontecimentos recentes deste dia 31, convém recordar que aqui, cada segundo equivale a 475 anos reais.
Vejamos:
  • 13h30: origem do Proconsul e do Ramapithecus, prováveis antecessores dos homens e dos macacos
  • 22h30: primeiros seres humanos
  • 23h00: utilização generalizada dos utensílios de pedra
  • 23h46: domínio do fogo pelo homem de Pequim
Convém explicar que o Proconsul e o Ramapithecus são anteriores ainda aos primatas, que todos conhecemos como os nossos antepassados. Ainda não tinham exatamente formato de primata, mas a morfologia do seu corpo era já disso indicadora.
Destaco ainda o facto de o domínio dos utensílios de pedra e da descoberta do fogo terem decorrido numa fase tão avançada deste calendário.
Basta analisar este facto: considerando um ano desde o "início dos tempos", só a 14 minutos do fim do ano o Homem descobre o fogo...
  • 23h56: início do período glaciário mais recente
  • 23h58: navegadores colonizam a Austrália
  • 23h59: pinturas rupestres por toda a Europa
Entramos no "último minuto cósmico", e só agora o Homem começa a deixar um legado escrito para os seus descendentes. Ainda assim, a evolução do desenho não chegou a mim...


Daqui para a frente, a evolução e os factos sucedem-se de tal forma que é necessário fazer a análise "ao segundo".
  • 23h59m20: invenção da agricultura
  • 23h59m35: civilização neolítica. Primeiras cidades
  • 23h59m50: primeiras dinastias na Suméria, em Ebla e no Egito. Desenvolvimento da Astronomia
A Astronomia apareceu muito recentemente, por este ponto de vista, mas por outro lado, que outra Ciência é mais antiga? As primeiras observações do Céu "com olhos de ver" foram efetuadas há menos de 5000 anos. Seria uma Astronomia extremamente rudimentar, puramente observacional e sem qualquer conhecimento do que de facto se passa "lá em cima".

Contudo, o reconhecimento da época do ano em que certas Constelações e Estrelas apareciam no Céu ia ajudando a agricultura. Por exemplo, no Egito sabia-se que quando Sírio (do Grego Seirios, que significa "brilhante", Alfa Canis Majoris ou Estrela do Cão para os amigos), a Estrela mais brilhante do hemisfério Norte, aparecia no horizonte a Nascente, logo atrás de Orion, era a altura ideal para renovar culturas e plantações, pois antecedia a inundação anual do Nilo e o Solstício de Verão. Os egípcios sabiam que Sírio surgiria ao nascer do Sol após estar ausente do Céu durante 70 dias, o que revela uma extraordinária capacidade de observação e previsão.
Pessoalmente, acho que é essa uma das caraterísticas da Astronomia, o poder de previsão que quase sempre se aplica... e também é isso que me fascina.

Continuo no próximo post, com o tema da evolução do Homem nestes 10 segundos que faltam...

3 comentários:

Tiago Rebelo disse...

Ainda não tive tempo para ler as anteriores publicações sobre o calendário cósmico, aquilo que li foi muito por alto sem ter noção do que pretendias ao certo evocar, mas agora com esta publicação começo a interessar-me, gosto muito da evolução do homem e no resumo que fazes da evolução dele.

Carlos Capela disse...

Muito resumidamente...

Com estes posts, pretendo condensar os 15 mil milhões de anos que passaram desde o Big Bang num ano.

Porquê?
Porque assim conseguimos ter uma perspetiva diferente, mais próxima da "nossa" escala temporal, da evolução do Homem e do Universo.

Por exemplo, se pensares que os dinossauros se extinguiram há 65 milhões de anos vais perceber que foi há muito tempo... mas dá outra perspetiva das coisas pensares que estes 65 milhões de anos representam 3 dias no espaço de 1 ano... E vistas as coisas por esta nova perspetiva, vês que se calhar eles habitaram a Terra há pouco tempo. :)

Mas lê os outros posts, que acho que fica mais claro. :)

Tiago Rebelo disse...

Já estive a ler os últimos posts... a mim parece-me bem essa visão de contar os anos cósmicos em dias, é uma maneira diferente de ver as coisas... Enquanto lia os posts ia pensando em alguns documentários que tenho acompanhado no National Geographic e Odisseia e tentava situar as diversas fases da evolução que escreves-te, é uma matéria muito interessante.