segunda-feira, 11 de junho de 2012

CALENDÁRIO CÓSMICO - 7

Este post pretende ser apenas a súmula da minha visão pessoal deste calendário cósmico.
Relembro aquilo que sempre disse ao longo desta série de 7 posts: ao criar este calendário, Carl Sagan quis apresentar uma visão diferente da evolução do Universo, da Terra, da Vida e do próprio Homem. As conclusões, cada um tira as que quiser...

Parece-me claro que durante muito tempo após o Big Bang não se passou nada de "relevante" no que toca à evolução da Vida.
E quando finalmente ela surgiu, não nos deu prioridade. Antes de nós, plantas e animais povoaram a Terra e fizeram dela a sua casa. Só depois surgiu o Homem, com a inexplicável mentalidade de que tudo foi feito para seu uso exclusivo. Não foi.

O que me parece que salta à vista após a análise que fiz, é a evolução absolutamente brutal que o Homem tem feito recentemente. A Ciência e a Tecnologia vieram para ficar. Somos agora uma sociedade dependente dos progressos científicos que nós, enquanto espécie, vamos efetuando.
Mas importa reter que esses progressos funcionam de acordo com as mentes que os criam e das que os utilizam. Com isto, quero dizer que podem servir para melhorar as nossas condições de vida, sem dúvida alguma, mas também podem servir para nos autodestruirmos. Literalmente.
Ganhámos a capacidade de fazer a nós mesmos aquilo que fizemos a outras espécies, ao longo da nossa evolução: exterminá-las.

Vivemos num Planeta pequeno mas privilegiado. Na vastidão do Espaço, não existirão tantos oásis assim como aquele onde estamos, embora a procura por planetas extrassolares (habitáveis) esteja agora a dar os seus primeiros passos.

Não estamos demasiado perto nem demasiado longe da nossa Estrela, o que permite que não tenhamos um Planeta demasiado quente nem demasiado frio, que possamos ter uma razoável atmosfera e que esta nos forneça a proteção que precisamos e o ar que respiramos...
Porque não aproveitamos?

Vivemos num Planeta onde a Vida floresce e onde já florescia muito antes de nós, Homens, aparecermos.
Porque não a respeitamos?

Vivemos num Planeta onde o equilíbrio do ecossistema depende da convivência entre Homens, animais e plantas.
Porque não partilhamos?

Vivemos num Planeta com uma história rica, cheia de detalhes deliciosos.
Porque não a cultivamos?

Contudo, a pergunta que fica por responder parece-me a mais importante de todas.
A resposta fica com cada um que ler este post e/ou tiver acompanhado os meus últimos 7 textos, para que cada um possa fazer a sua parte...

Vivemos num Planeta com condições fabulosas para a Vida!
Porque não o preservamos?

Sem comentários: