sexta-feira, 15 de junho de 2012

TRÂNSITO DE VÉNUS - 1

Na semana passada, alguma imprensa noticiou o trânsito de Vénus, mas todos os órgãos de comunicação social foram parcos em explicações sobre o fenómeno. O que pretendo agora é deixar uma imagem diferente do que realmente aconteceu no céu nos dias 5 e 6 de junho, para que fique bem claro para todos que tipo de acontecimento foi, e as suas particularidades.
Para muitos isto não tem piada nenhuma, outros como eu ficarão verdadeiramente entusiasmados. No meio, está a esmagadora maioria das pessoas, para quem saber um pouco mais é uma questão de curiosidade.
Não vou fazer mais do que 2 ou 3 posts sobre este tema.

Indo por partes...

O QUE É UM TRÂNSITO?

Em linguagem de amigos, é quando um corpo mais pequeno passa em frente a outro de maiores dimensões e mais brilhante, segundo o nosso campo visual. Para ajudar a compreensão, é um eclipse em ponto pequeno.
Vejamos exemplos.
  • Se a ISS (Estação Espacial Internacional) passar em frente à Lua, isso é um trânsito;

  • Se Ganimedes (Lua de Júpiter) passar em frente a Júpiter, isso é um trânsito;

  • Se Vénus passar em frente ao Sol, isso é um trânsito...

Há imagens bem mais espetaculares que esta do trânsito de Vénus, mas deixo-as para depois.
Quis agora, apenas, ilustrar o que é um trânsito.

Em linguagem um pouquinho mais técnica, um trânsito ocorre quando a órbita de um corpo provoca um alinhamento com outros dois, de tal forma que um dos corpos fica "ocultado" pela sua presença.
Ou seja, quem está na Terra e olha para o Sol, assiste a um trânsito de Vénus quando este passa pela frente do disco solar.
Esta imagem retirada da internet esclarece:


É SEGURO ASSISTIR A UM TRÂNSITO?

Sim, exceto quando envolve o Sol. Nesse caso, é imperioso que se utilizem filtros para telescópios e que não se olhe diretamente para o Sol sem proteção. Pode cegar.

COM QUE FREQUÊNCIA OCORREM OS TRÂNSITOS?

Depende de que trânsito estivermos a falar. Os trânsitos são previsíveis e existem ferramentas para os calcular.
Sabemos que os trânsitos de Vénus ocorrem "aos pares", espaçados de cerca de 105 anos. Ou seja, os últimos aconteceram em 2004 e 2012, e agora só voltam a acontecer em 2117 e 2125.
Por isso, a resposta à pergunta "Quando posso voltar a ver um trânsito de Vénus?" é "Em condições normais, nunca!".

Vejamos a lista dos trânsitos de Vénus desde 1601, divulgados pela NASA:


O TRÂNSITO DE VÉNUS FOI VISÍVEL EM TODO O MUNDO?

Infelizmente não!
E Portugal e a maior parte do território brasileiro (onde este blogue é muito lido) ficaram de fora dos locais privilegiados.
Este mapa retirado do site da NASA é explicativo. Clique na imagem para ver melhor.


Para percebermos o motivo de não ser visível em todo o lado, basta pensar na rotação da Terra e no dia e na noite. Quando é noite em nossa casa, é dia nos nossos antípodas, do outro lado do mundo. Logo, não vemos o Sol porque olhar para o Céu significa estar a olhar "na direção oposta"...
Quando começamos a poder observar o Sol por a Terra já ter rodado sobre si mesma o suficiente, já o trânsito pode estar a acabar porque Vénus já saiu da frente do disco solar. Foi exatamente isso que aconteceu em Portugal.
Acompanhei a emissão em direto no site da NASA de madrugada. Quando ficou dia cá em Portugal, já o trânsito tinha chegado ao fim.

Continuo no próximo post.

Sem comentários: