sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CAPELLA

Foi-me pedido um post sobre Capella, a Estrela mais brilhante da constelação do Cocheiro (ou Auriga, para quem preferir a designação original).

Capella (Alpha Aurigae ou α Aur, "Alfa" por ser a Estrela mais brilhante da sua Constelação), é a 11ª Estrela mais brilhante do Céu Noturno e a 3ª mais brilhante do Hemisfério Norte, com Arcturus e Vega a ultrapassá-la nessa classificação.
Mas antes de mais, é preciso saber como a podemos localizar.

Em Portugal, podemos vê-la nesta altura do ano pouco depois do por-do-sol até pouco depois das 3h da manhã. Depois dessa hora, fica muito baixa no horizonte. Uma boa forma de a procurar será encontrar primeiro a Constelação de Orion, de que falei no post anterior. Por perto andará Júpiter e Capella estará localizada de acordo com a seguinte representação, recolhida do Stellarium:
Dentro da sua própria Constelação, Capella está posicionada num dos vértices do losango imaginário que define Auriga:
Ainda que nos pareça uma única e muito brilhante Estrela amarela, Capella é, na verdade, um sistema de 4 Estrelas que formam 2 pares binários. Acaba por ser um sistema relativamente complexo, que a força gravitacional das 4 Estrelas mantém num relativo equilíbrio.
Um dos pares é formado por 2 Estrelas a caminho de se tornarem gigantes vermelhas e em processo de arrefecimento. O outro par é formado por 2 pequenas e ténues Estrelas, frias, classificadas como anãs vermelhas.

Capella foi, há cerca de 200 000 anos, a Estrela Polar. Polaris, a atual detentora do título, não era a Estrela mais próxima do Pólo Norte na altura.

Devido à sua declinação a Norte, acima dos 44ºN de latitude, Capella é circumpolar. Isso quer dizer que nunca nasce e nunca se põe, está sempre visível. Do mesmo modo, abaixo dos 44ºS de latitude, é impossível observar Capella.

Como todas as Estrelas e Constelações, Capella tem um significado mitológico.
Chamam-lhe a "Estrela Cabra", a cabra que o Cocheiro transporta. Será fácil compreender segundo esta representação:
Será muito interessante desenvolver as teorias mitológicas que envolvem as Estrelas. Se calhar vou fazer isso num dos próximos posts... :)

Como exercício, fica aqui uma foto da Constelação, para ver quem consegue identificar Capella.

4 comentários:

Jhonatann Silva disse...

Muito completo seu site, parabéns!!! Sou brasileiro e deixo aqui meu blog para que possam acessá-lo: astroiniciantes.blogspot.com.

Abraço

Jhonatann Silva disse...

Muito completo seu site, parabéns!!! Sou brasileiro e deixo aqui meu blog para que possam acessá-lo: astroiniciantes.blogspot.com.

Abraço

Jhonatann Silva disse...

ótimo blogue, bem completo! Tô aqui para aprender a dar esses primeiros passos... Sou visitante do Brasil.

Abraço
Jhonatann Silva
http://astroiniciantes.blogspot.com/

tomaz disse...

ATÉ QUE ENFIM ENCONTREI UM SITE QUE ME MOSTROU A POSICAO CERTA DE CAPELLA