terça-feira, 23 de julho de 2013

O PONTO AZUL CLARO


Carl Sagan, o mestre da divulgação científica, escreveu um livro intitulado "Pale Blue Dot", "O Ponto Azul Claro" na sua tradução em Português. Referia-se, obviamente, à Terra vista do Espaço, uma visão de pequenez de que poucos temos consciência.

Hoje temos o privilégio de ver fotos como esta.
A Cassini, sonda enviada pela Agência Espacial Europeia (ESA), pela NASA e pela Agência Espacial Italiana para explorar Saturno, captou o nosso lar de um ângulo simplesmente magnífico! A nossa casa aparece com a nossa Lua, vista por detrás dos aneis de Saturno.

O Sol encontra-se em oposição à Cassini, do outro lado de Saturno, por isso vemos o planeta apenas como uma esfera escura, tal como um eclipse. Os intervalos na orla brilhante de Saturno, provocada pela luz solar, são devidos às sombras que os aneis provocam no globo de Saturno, porque impedem a luz do solar de passar até à atmosfera deste gigante gasoso.
Dois dos aneis foram ligeiramente "retocados" informaticamente para que possam ser mais visíveis.

A Terra encontra-se aqui a 1,44 mil milhões de km (1 440 000 000 km) de distância, e está sinalizada pela seta. A Lua é uma protuberância que surge do lado direito. Aumentando 5 vezes a imagem vemos melhor o nosso vizinho.


Confesso que a primeira foto que coloquei me comove muito.
Faz-nos perceber o nosso lugar no Universo, e como aquilo que nos parece relevante do nosso ponto de vista egocêntrico, num contexto global é irrisório. Basta pensar que todos os outros pontos brilhantes são Estrelas...
É por isso que amo tanto a Astronomia, não só como Ciência, mas também devido à consciencialização que provoca em quem se dedica a ela.

Créditos das fotos: NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute

Sem comentários: