segunda-feira, 28 de setembro de 2015

SUPER LUA DE SANGUE

Aconteceu na madrugada passada um fenómeno raro, um eclipse total da Lua, coincidente com o perigeu da Lua na sua órbita em torno da Terra. 

O perigeu é o ponto mais próximo da órbita de um astro em torno da Terra (ver figura ao lado). Sendo a órbita quase circular mas, ainda assim, elíptica, há um ponto em que a Lua está mais próxima da Terra. Mas essa proximidade fica-se pelos 356 877 km de distância. 

Em condições normais, notamos apenas um ligeiro aumento do seu brilho, parecendo que a Lua está claramente maior. Esta sensação é acentuada quando o nosso satélite natural está baixo no horizonte, graças a uma ilusão de ótica que faz parecer com que o seu tamanho aumenta.

O que aconteceu ontem foi a "simples" combinação do perigeu da Lua com um eclipse total. Quando a sombra da Terra na sua superfície começou a ser visível, tons avermelhados e acastanhados começaram a ver-se na Lua, uma vez que esta continuava a ser iluminada pelo Sol, mas sem ser atingida diretamente devido à interposição da Terra.
A combinação destes 2 fenómenos fez com que a Lua parecesse 14% maior e 30% mais brilhante.

A verdade é que só em 2033 poderemos assistir novamente a algo assim. Maldito nevoeiro que não me deixou ver ao vivo algo que eu ansiava há tanto tempo... Resta-me a consolação das várias fantásticas imagens que já vi, e que partilho agora.











Sem comentários: