sábado, 10 de setembro de 2016

A BORDO DA JUNO

Foi completado o caminho de 2.7 mil milhões de quilómetros percorrido pela Juno, a sonda enviada pela NASA a Júpiter em 2011.

Nela, vão 3 passageiros insólitos, 3 pequenos legos que representam Júpiter, Juno e Galileu. E porquê estas 3 personagens?


Dizem as mitologias grega e romana que o deus Júpiter colocou um manto de nuvens sobre si mesmo para esconder a sua amante. No entanto, desde o Monte Olimpo, a sua esposa Juno conseguiu furar esse manto de nuvens e revelar a verdadeira natureza de Júpiter.
Nestes pequenos bonecos, Juno transporta consigo uma lupa que simboliza a sua busca pela verdade, enquanto o seu marido segura um raio.
O terceiro membro da tripulação lego é Galileu Galilei, que fez descobertas importantes sobre Júpiter, inclusivamente os 4 maiores satélites naturais de Júpiter (as luas galileanas: Calisto, Europa, Io e Ganimedes). Obviamente, a versão lego de Galileu comporta um telescópio, para esta sua jornada.

O objetivo da parceria NASA-Lego é precisamente incentivar as crianças e jovens a encararem a ciência como algo divertido e atraente, e penso que assim... conseguem. :)

Sem comentários: