sexta-feira, 30 de setembro de 2016

ADEUS, ROSETTA! E OBRIGADO...

Chegou ao fim.
Chegou ao fim um trajeto de 12 anos. Lançada a 2 de março de 2004, com a sua "filha" Philae, a Rosetta percorreu um longo caminho até chegar, a 6 de agosto de 2014, ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (http://sci.esa.int/comet-viewer/). 


Foram 786 dias no cometa, a trabalhar, incansável. 
Pelo meio, perdeu o contacto com a Philae, que tinha descido à superfície do 67P, voltou a ganhar contacto, e voltou a perdê-lo. A Philae havia ficado para sempre na superfície do cometa...

Foi decidido que a Rosetta deveria descansar junto da sua filha. Os engenheiros decidiram terminar a missão através de uma aterragem controlada. O último comando para a Philae foi enviado esta manhã, e às 11h18, tempo UTC, chegou a confirmação de que a Rosetta havia sido desligada. 40 minutos depois, surge a confirmação, na Terra, da perda do sinal. A Rosetta estava a dormir. 
Para quem seguiu a transmissão feita pela ESA, foi fácil ver um misto de emoções na expressão dos engenheiros. Festa pelo sucesso da missão, tristeza pelo fim de um longo processo.

Esta é a última fotografia tirada pela Rosetta ao cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Foi tirada momentos antes do impacto. As previsões apontavam inicialmente para uma distância de 51 metros da superfície, mas novos cálculos defendem que a foto tirada a 20 metros. A escala é de cerca de 5mm/pixel, e a imagem tem cerca de 2.4 metros de dimensão.

Créditos: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA

Confesso que fico com uma sensação de nostalgia. Fui acompanhando os passos principais da missão, desde o lançamento até ao descanso final, passando pelo "Olá" após anos de navegação solitária pelo Espaço, e pela descida da Philae até à superfície do cometa.

No cômputo geral, fica para a História mais uma vitória do Homem na exploração de outros mundos.

Sem comentários: